domingo, 1 de junho de 2014

A Lei Moral, segundo Immanuel Kant

Duas coisas dão ao espírito crescente admiração e respeito, veneração sempre renovada quanto com mais frequência e aplicação delas se ocupa a razão: por sobre a minha cabeça, o céu estrelado; e dentro de mim, a lei moral.
Immanuel Kant

Certeza Lógica X Certeza Moral

A certeza moral não se caracteriza pelo rigor da certeza lógica, em nível de demonstração, mas supõe outras fontes de convicção, como a intuição e a fé.

A Polis

A polis ateniense [cidade-república na Grécia Antiga] funcionou sem uma divisão entre governantes e governados e não foi, assim, um Estado, se usarmos esse termo, 9...0, em acordo com as definições tradicionais de formas de governo, isto é, governo de um homem ou monarquia, governo por uns poucos ou oligarquia e governo pela maioria, ou democracia. os cidadãos atenienses, além disso, eram cidadãos apenas na medida em que possuíssem tempo de lazer, em que tivessem aquela liberdade face ao trabalho (...). Não somente em Atenas, mas por toda a Antiguidade e até a idade moderna, aqueles que trabalhavam não eram cidadãos e os que eram cidadãos eram, antes de mais nada, os que não trabalhavam ou que possuíam mais que sua força de trabalho.
Hannah Arendt, in Entre o passado e o futuro.

A política trata da convivência entre diferentes.
Hannah Arendt

Ideologia

Uma ideologia é um complexo de ideias ao qual se atribui verdade não em razão da força interna de convicção que elas possuem, mas por causa do interesse prático, protegido por essas ideias.
Uma ideia é abraçada não em razão de sua verdade e de sua força interna de convicção, mas porque protege, defende e favorece algum interesse próprio.
R.C.Kwant