sábado, 2 de maio de 2015

Cutural Lag

From Wikipedia, the free encyclopedia

O termo atraso cultural refere-se à noção de que a cultura leva tempo para recuperar o atraso com as inovações tecnológicas, e que os problemas sociais e conflitos são causados ​​por esse atraso. Posteriormente, atraso cultural não só se aplica apenas a essa idéia, mas também se relaciona com a teoria e a explicação. Ele ajuda a identificar e explicar os problemas sociais e também a prever problemas futuros.
Como explicado por James W. Woodward, quando há mudança de condições materiais, as mudanças são ocasionadas na cultura adaptativa, mas se essas mudanças na cultura adaptativa não sincronizam exatamente com a mudança na cultura material, este atraso é o atraso cultural. O termo foi cunhado pelo sociólogo William F. Ogburn em seu 1922 trabalho de mudança social no que diz respeito à cultura e à natureza original. Sua teoria do atraso cultural sugere que um período de desajustamento ocorre quando a cultura não-material luta para se adaptar a novas condições materiais. Este ressoa com idéias de determinismo tecnológico, na medida em que pressupõe que a tecnologia tem efeitos independentes na sociedade em geral.
De acordo com Ogburn, atraso cultural é um fenômeno social comum devido à tendência da cultura material a evoluir e mudar rápida e volumosamente enquanto a cultura não material tende a resistir à mudança e permanecer fixa por um mais longo período de tempo. Devido à natureza adversária destes dois aspectos da cultura, a adaptação de novas tecnologias torna-se bastante difícil. Esta distinção entre cultura material e não-material é também uma contribuição de 1922 o trabalho de Ogburn sobre a mudança social.
Atraso cultural cria problemas para a sociedade em uma infinidade de maneiras. A questão do atraso cultural tende a permear toda a discussão em que a implementação de uma nova tecnologia é o tema. Por exemplo, o advento das pesquisas com células-tronco tem dado origem a muitas tecnologias médicas novas e potencialmente benéficas; No entanto, essas novas tecnologias também levantaram sérias questões éticas sobre o uso de células-tronco na medicina. Atraso cultural é visto como uma questão ética fundamental, porque a incapacidade de desenvolver um amplo consenso social sobre as aplicações adequadas de tecnologia moderna pode levar a falhas na solidariedade social e ao recrudescimento do conflito social.