Com efeito, se nos lembrarmos de que o termo alemão Wissenschaft não recobre os termos inglês e francês de Science, nos lembraremos também de que, enquanto Wissenschaft significa saber e trabalho do pensamento, Science significa conhecimento ou conjunto de conhecimentos instituídos acerca de campos empíricos de objetos.
Espaço aberto para discutir Filosofia e Sociologia Nota: o conteúdo desta página, em forma de textos e fragmentos de texto, verbetes, etc. serve como esboço para estudo aos alunos do Ensino Médio, nas disciplinas de Filosofia e Sociologia do Bom Jesus/IELUSC (www.ielusc.br). Este material é incompleto e não conclusivo; apenas tem a função de instigar a discussão e debate em sala de aula, bem como a reflexão. Alfons Gossen
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012
Ciências
Com efeito, se nos lembrarmos de que o termo alemão Wissenschaft não recobre os termos inglês e francês de Science, nos lembraremos também de que, enquanto Wissenschaft significa saber e trabalho do pensamento, Science significa conhecimento ou conjunto de conhecimentos instituídos acerca de campos empíricos de objetos.
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012
Positivismo
Sociologia (física social): ciência que busca captar as leis dos fenômenos sociais.
Estática social: (ordem) condições de existência de uma sociedade em qualquer tempo e lugar (sociabilidade, família, divisão do trabalho).
Dinâmica social (progresso): estudo das leis do desenvolvimento das sociedades.
Ao contrário do idealismo, o positivismo reivindica o primado da ciência: só se conhece o que as ciências dão a conhecer; o único método de conhecimento é o das ciências naturais.
O método das ciências naturais vale também para o estudo da sociedade.
Relações humanas e sociais são entendidas como fatos naturais (sociologia).
Ciência e método científico são os únicos meios de resolver, ao longo do tempo, todos os problemas humanos e sociais.
A era do positivismo é a época do otimismo geral e da certeza do progresso incontível.
Ciência, logo previsão; previsão, logo ação.
Cultura: significados e conceitos relacionados
Esboço apenas para estudo.
Definições, conforme o Dicionário Aulete, da língua portuguesa
Cultura
Conceito geral: transformação da natureza.
(cul.tu.ra) sf.
(…)
5. Soma das informações e conhecimentos de uma pessoa, ou de um grupo social: Era homem de grande cultura. Aquela gente lia muito, tinha cultura.
6. Conjunto de costumes predominantes num grupo ou classe social [Cf.: contracultura.]
7. Antr. Tudo o que caracteriza uma sociedade qualquer, compreendendo sua linguagem, suas técnicas, artefatos, alimentos, costumes, mitos, padrões estéticos e éticos (cultura ianomâni/neolítica).
8. Panorama de um país no que se refere ao movimento da criação e divulgação das artes, da ciência e das instituições a elas concernentes: Naquelas décadas, a cultura decaiu.
9. Antr. Conjunto dos valores intelectuais e morais, das tradições e costumes de um povo, nação, lugar ou período específico (cultura asteca/celta/mediterrânea); CIVILIZAÇÃO
(…)
Cultura de massa
1 Soc. Conjunto dos bens culturais produzidos pela indústria cultural, e os costumes, valores, práticas etc. de largas parcelas da população, difundidos graças aos meios de comunicação de massa.
(…)
Cultura material
1 Antr. O conjunto dos artefatos de um grupo sociocultural, e das técnicas, conhecimentos, etc. relativos à produção e uso de tais artefatos.
Aculturação
(a.cul.tu.ra.ção) sf.
1. Ação ou resultado de aculturar; ACULTURAMENTO
2. Antr. Processo de modificação cultural, por intercâmbio direto e contínuo, de indivíduo, grupo social ou povo que se adapta a outra cultura ou dela retira traços significativos (aculturação de povos indígenas).
3. P.ext. A soma de culturas resultante desse processo contínuo
4. Soc. Processo de absorção e adaptação, por um indivíduo, da cultura da sociedade, nacional ou estrangeira, em que vive.
5. Estado em que resulta tal processo.
[Pl.: -ções.]
[Pl.: -ções.]
[F.: Do ing. acculturation.]
Observação:
O conceito de aculturação tem sido alvo de diferentes - às vezes divergentes - interpretações de antropólogos e sociólogos, não quanto a seu aspecto mais lato - o processo de transformações culturais que se desenvolve em um ou mais grupo, resultante de contacto com a cultura de outro(s) - mas quanto a seus mecanismos, sua dinâmica, sua intencionalidade, seu contexto ideológico etc. Entre as modalidades-padrão do processo de aculturação, têm sido citadas: adaptação (introdução na própria cultura elementos percebidos na de outrem, nem sempre com o mesmo significado), corte (introdução de elementos culturais alheios que convivem paralelamente com os próprios, mesmo que conflitantes), oposição (resistência ideológica a elementos estranhos, perturbando a evolução natural e a autotransformação de uma cultura ao longo do tempo e de novas experiências), fuga (autoisolamento, como defesa de valores culturais exatamente pelo temor da aculturação), destruição (extermínio de culturas estranhas [e mesmo de seus portadores]).
Desaculturação
(de.sa.cul.tu.ra.ção) sf.
1. Ato ou efeito de desaculturar(-se), de perder a aculturação. [ antôn.: Antôn.: aculturação ]
Anomia
Conceito criado por Durkheim baseado nas constatações (pesquisa) feitas sobre a divisão do trabalho.
Anomia: não há leis ou estas são confusas. Estado de desordem. Não há mais solidariedade e o indivíduo não conta mais com sistemas de apoio nem com pontos de referência.
Pesquisa sobre suicídio
Durkheim chega em três categorias de suicídio:
Suicídio egoísta: por motivos pessoais. Livre escolha pessoal, de pessoas pouco ligadas ao grupo. Ex.: Werther
Suicídio altruísta: por motivos sociais. Forte ligação com o grupo. Ex.; Padre suicida de Neuchâtel.
Suicídio anômico: indivíduo sem sistema de apoio ou referências. Situação de desaculturação. Ex.: surtos de suicídios em tribos indígenas.
Fato psíquico e fato social
As naturezas individuais nada mais são do que a matéria indeterminada que o fator social determina e transforma. Certos estados psíquicos, como a religiosidade, o ciúme sexual, a piedade filial e o amor paterno, longe de serem inclinações inerentes à natureza humana, derivam da organização coletiva (…) Quase tudo o que se encontra nas consciências individuais vem da sociedade.
Fato psíquico X Fato social
O fato social exerce coerção sobre o indivíduo a partir do exterior.
(…)
Estrutura social
Solidariedade mecânica – Solidariedade orgânica
Em Sociologia, uma espécie de física social, estas estruturas sociais são chamadas por Durkheim de, respectivamente, solidariedade mecânica (divisão do trabalho apenas por sexo ou idade) e solidariedade orgânica (divisão do trabalho seguindo critérios de produtividade conforme a economia de mercado).
O que é política?
Por isso não encontraram nenhuma resposta filosoficamente válida para a pergunta: o que é política? Mais ainda: para todo o pensamento científico existe apenas o homem – na biologia ou na psicologia, na filosofia e na teologia, da mesma forma como para a zoologia só existe o leão. Os leões seriam, no caso, uma questão que só interessaria aos leões.
(…)
A política trata da convivência entre diferentes.
Os homens se organizam politicamente para certas coisas em comum, essenciais num caos absoluto, ou a partir do caos absoluto das diferenças.
(…)
Zoon politikon: como se no homem houvesse algo político que pertencesse à sua essencia – conceito que não procede; o homem é a-político.
A política surge no entre-os-homens, portanto, totalmente fora dos homens. por conseguinte, não existe nenhuma substância política original. A política surge no intra-espaço e se estabelece como relação. Hobbes compreendeu isso.
(…)
O homem, criado à imagem da solidão de Deus, serve de base ao “state of nature as a war of all against all” de Hobbes.
É a rebelião de cada um contra todos os outros, odiados porque existem sem sentido – sem sentido exclusivamente para o homem criado à imagem da solidão de Deus.