quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O que é política?

A política baseia-se na pluralidade dos homens. Deus criou o homem, os homens são um produto humano mundano, e produto da natureza humana. A filosofia e a teologia sempre se ocupam do homem, e todas as suas afirmações seriam corretas mesmo se houvesse apenas um homem, ou apenas dois homens, ou apenas homens idênticos.
Por isso não encontraram nenhuma resposta filosoficamente válida para a pergunta: o que é política? Mais ainda: para todo o pensamento científico existe apenas o homem – na biologia ou na psicologia, na filosofia e na teologia, da mesma forma como para a zoologia só existe o leão. Os leões seriam, no caso, uma questão que só interessaria aos leões.
(…)
A política trata da convivência entre diferentes.
Os homens se organizam politicamente para certas coisas em comum, essenciais num caos absoluto, ou a partir do caos absoluto das diferenças.
(…)
Zoon politikon: como se no homem houvesse algo político que pertencesse à sua essencia – conceito que não procede; o homem é a-político.
A política surge no entre-os-homens, portanto, totalmente fora dos homens. por conseguinte, não existe nenhuma substância política original. A política surge no intra-espaço e se estabelece como relação. Hobbes compreendeu isso.
(…)
O homem, criado à imagem da solidão de Deus, serve de base ao “state of nature as a war of all against all” de Hobbes.
É a rebelião de cada um contra todos os outros, odiados porque existem sem sentido – sem sentido exclusivamente para o homem criado à imagem da solidão de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário