domingo, 7 de outubro de 2012

Coletivo

Fragmento 1
O coletivo é um organismo social vivo e, por isso mesmo, possui órgãos, atribuições, responsabilidades, correlações e interdependência entre as partes. Se tudo isso não existe, não há coletivo, há uma simples multidão, uma concentração de indivíduos.
Anton Semionovitch Makarencko

Fragmento 2
O inconsciente coletivo
O Inconsciente coletivo é uma parte da psique que pode distinguir-se de um inconsciente pessoal pelo fato de que não deve sua existência à experiência pessoal, não sendo portanto uma aquisição pessoal. Enquanto o inconsciente pessoal é constituído essencialmente de conteúdos que já foram conscientes e no entanto desapareceram da consciência por terem sido esquecidos ou reprimidos, os conteúdos do inconsciente coletivo nunca estiveram na consciência e (...) devem sua existência apenas à hereditariedade. Enquanto o inconsciente pessoal consiste em sua maior parte de complexos, o conteúdo do inconsciente coletivo é constituído essencialmente de arquétipos.
(...)
O inconsciente coletivo não se desenvolve individualmente, mas é herdado. Ele consiste de formas preexistentes, arquétipos, que só secundariamente podem tornar-se conscientes, conferindo uma forma definida aos conteúdos da consciência.
(...)
Os instintos são entretanto fatores impessoais, universalmente difundidos e hereditários, de caráter mobilizador.
(...)
O Inconsciente coletivo não é uma questão especulativa nem filosófica, mas sim empírica.
Carl Gustav Jung

Nenhum comentário:

Postar um comentário